segunda-feira, 24 de março de 2014

Os tipos de calvície e os tratamentos

Já foram identificadas vários tipos de calvície.

Descubra qual a calvície que sofre!!

 





 
ALOPECIA AREATA
 

É um tipo de alopecia que ainda não foi encontrada a sua causa. Costuma apresentar-se em forma de círculos redondos no couro cabeludo. É uma queda de cabelo relacionada stress. Afeta tanto o sexo masculino como o feminino e pode aparecer em qualquer idade. Uma em cada mil pessoas sofre desta alopecia. Em casos estremos, pode gerar a perca total do cabelo, mas em norma este volta a crescer, mas são frequentes as recaídas em pacientes.
Não existe tratamento, pode-se unicamente fazer um transplante capilar.
No sexo feminino, este tipo de alopecia é mais suave, pois só aparece na parte dianteira do couro cabeludo, deixando o cabelo mais claro em algumas zonas, nunca a perca total como no caso do sexo masculino.

 
 

ALOPECIA ANDROGENÉTICA ou ANDROGÉNICA


Também conhecida como calvície comum. 90% deste tipo de calvície pertencem a este grupo, é hereditária e afeta principalmente os homens, mas também uma parte do sexo feminino. Costuma aparecer em jovens na fase da adolescência mas também pode atrasar-se e aparecer numa fase posterior. Sua causa é uma miniaturização dos folículos pilossebáceos em algumas zonas do couro cabeludo, que gradualmente vão ficando fios terminais em vez de pelos, e numa fase terminal, desaparecer por completo

 
 
 
ALOPÉCIA DIFUSA (CRÓNICA)
 

É a perca progressiva do cabelo após doenças crónicas ou febris, parto no caso das mulheres, etc. Nesta alopecia a queda acontece facilmente ao mexer no cabelo. Não chega a uma calvície total, mas o cabelo é escasso e tem um aspeto muito liso. Só é possível detetar esta calvície uns meses antes do começo da queda.
Uma das principais causas são os medicamentos, Existem determinados medicamentos (anticoagulantes, psiquiátricos, anticoncetivos orais, quimioterapia, etc.) que provocam a queda cabelo.
Outro motivo é o nutricional, a má nutrição é um dos principais motivos, pois faz com que o cabelo se torne frágil e muito fino. 
Por exemplo: A anorexia, a má nutrição característica desta doença, é outra razão associada à calvície difusa.
 
 
 
 
ALOPÉCIA SEBORRÉICA
 

A função da glândula sebácea é produzir o sebo que em contacto com a água cria a capa de pele que cobre e protege o couro cabeludo.
Por vezes a um desequilíbrio nesta glândula e a sua produção de sebo aumenta, logo a um excesso de gordura, o que se traduz num cabelo sem força nem volume.
Em casos graves, este excesso de gordura pode chegar a provocar irritações, caspa e queda de cabelo.
Entre as causas principais estão: orgânico, hormonal, stress e ansiedade, dietas muito ricas em gorduras animal e uso de produtos de lavagem de cabelo demasiado agressivos.
 
 
 

ALOPÉCIA CICATRIZAL
 
 
Este tipo de alopecia é irreversível na maioria dos casos. Deve-se a uma má formação na estrutura folicular.
Não existe tratamento para este tipo de alopecia, nos casos que há zonas não danificadas pode-se recorrer a implantes capilares.
Esta alopecia devesse a vários motivos: infeções, agentes físico-químicos, doenças hereditárias e etc.



Sem comentários:

Enviar um comentário